GSXS 1000 Forum banner

Qual óleo de motor.

109K views 106 replies 58 participants last post by  EBaker  
#1 · (Edited)
Acabei de pegar minha bicicleta depois de fazer sua primeira revisão (1000 km). Foi cobrado $260 pelo privilégio. Ao olhar os detalhes da revisão, notei que ao trocar o óleo, eles colocaram Motul 3000 20w -50 (mineral) ($36,14), alguém sabe se isso está correto? Em primeiro lugar, no livro de serviço, a Suzuki recomenda sae 10w-40, se isso não estiver disponível, eles têm um gráfico com vários óleos, sendo 20w-50 um deles. Além disso, no meu fireblade sempre foi colocado semi-sintético, embora fosse mais caro. O semi-sintético deveria ter sido usado? Minha bicicleta foi comprada e revisada por um dos maiores revendedores de motocicletas em Sydney. Se alguém tiver alguma opinião sobre isso, seria apreciado.

#5 · (Edited)
Perguntaram-me se eu queria o Motul Full synth e eu disse **** sim. Eles colocaram o 7100 e ele até saiu com o restante no recipiente de 4L e perguntou se eu queria levar. Eu paguei $340. Moto carenada é mais cara que naked.

Eles tiraram $500 do saldo restante que eu tinha que pagar no dia em que peguei, então para mim é um serviço gratuito.

#6 ·
Na minha ex gsxr 1000 k7 usei Motul 7100 10w40 e corre muito bem.
No serviço de 1000 km da GSX-S (de acordo com o concessionário/serviço) vou colocar Bardhal XT-S 10w40.
No passado, com Bardhal, nenhum problema, também na minha última KTM 1190 ADV durante 20k km :cool:
Mudança de velocidade excelente e sem consumo de óleo, menos ruído do motor.
No ebay 56 euros a cada 4 litros, mas penso que cerca de 18 no concessionário.

#8 ·
Acabei de pegar minha moto depois de fazer a primeira revisão (1000 km). Foi cobrado $260 pelo serviço. Ao olhar os detalhes da revisão, notei que ao trocar o óleo, eles colocaram Motul 3000 20w -50 (mineral) ($36,14), alguém sabe se isso está correto? Em primeiro lugar, no manual de serviço, a Suzuki recomenda sae 10w-40, se não estiver disponível, eles têm um gráfico com vários óleos, sendo o 20w-50 um deles. Além disso, na minha fireblade sempre foi colocado semi-sintético, embora fosse mais caro. O semi-sintético deveria ter sido usado? Minha moto foi comprada e revisada por um dos maiores revendedores de motocicletas em Sydney. Se alguém tiver alguma opinião sobre isso, seria apreciado.
O que é revisado em sua moto na primeira revisão além da troca de óleo?

#12 ·
Meu revendedor me cobrou $250 pela minha primeira revisão, usando Motul 3100. Eu usei no passado, na minha GSXR750 de 2008 e a moto não parecia concordar com isso. Então eu os fiz aumentar a especificação do óleo, e eles colocaram Motul 300V para mim, são $130 por 4L, mas eles só me cobraram $300 pela revisão e me deram o óleo restante na garrafa.

#13 · (Edited)
Fora isso, eles fizeram um bom trabalho. Além de trocar o óleo com Amsoil a meu pedido (eles iam usar óleo convencional Yamalube), eles fizeram um ajuste da corrente, limpeza e lubrificação. Verificaram o torque nos fixadores críticos, análise do óleo, inspecionaram mangueiras e coisas. Apenas deram uma boa olhada. Eu podia ver o técnico trabalhando nisso de onde eu estava e ele parecia estar levando seu tempo. Teria sido bom se ele tivesse confessado o arranhão, no entanto.

#14 ·
Eu levaria a bicicleta de volta ao revendedor e exigiria uma tampa de tanque de substituição. É por isso que eu mesmo faço as trocas de óleo e uso fita adesiva para proteger esta área da pintura. Fiz minha primeira revisão por US$ 50 e sem arranhões.

#15 ·
Acabei de pegar minha moto depois de fazer a primeira revisão (1000 km). Foi cobrado $260 pelo serviço. Ao olhar os detalhes da revisão, notei que na troca de óleo, eles colocaram Motul 3000 20w -50 (mineral) ($36,14), alguém sabe se isso está correto? Primeiro, no livro de serviço, a Suzuki recomenda sae 10w-40, se não estiver disponível, eles têm um gráfico com vários óleos, sendo o 20w-50 um deles. Além disso, na minha fireblade sempre foi colocado semi-sintético, embora fosse mais caro. O semi-sintético deveria ter sido usado? Minha moto foi comprada e revisada por uma das maiores concessionárias de motocicletas de Sydney. Se alguém tiver alguma opinião sobre isso, seria apreciado.
Semi-sintético na 1ª revisão, sintético total após 6000 km ou na segunda revisão.É o que me foi aconselhado no passado

#18 ·
Tenho usado Amsoil totalmente sintético em todas as minhas motos há anos. Coloquei "Amsoil 10W-40 Metric" na minha GSX S1000 com 600 milhas. Observe que a Amsoil diferencia entre óleo para V-Twins e óleo para a moto métrica típica. Com base no que li ao longo dos anos, a Amsoil é o óleo de motocicleta mais popular nos EUA. Dito isso, qualquer marca de óleo de qualidade (sintético ou mistura sintética) provavelmente é boa, desde que atenda à classificação API e ou JASO indicada no manual do proprietário. Além disso, conforme declarado no manual do proprietário, é fundamental evitar óleo rotulado como "economizador de energia" ou "economizador de recursos", principalmente porque contém aditivos lubrificantes que são ruins para embreagens úmidas.

#19 ·
óleos não são todos iguais...

Acabei de recolher a minha mota depois de ter feito a sua primeira revisão (1000km). Foi-me cobrado $260 pelo privilégio. Ao olhar para os detalhes da revisão, notei que ao mudar o óleo, eles colocaram Motul 3000 20w -50 (mineral) ($36,14), alguém sabe se isto está correto? Em primeiro lugar, no livro de serviço, a Suzuki recomenda sae 10w-40, se isso não estiver disponível, eles têm um gráfico com vários óleos, sendo 20w-50 um deles. Também com a minha fireblade, era sempre colocado semi-sintético, embora fosse mais caro. Deveria ter sido usado semi-sintético? A minha mota foi comprada e assistida por um dos maiores concessionários de motos em Sydney. Se alguém tiver alguma opinião sobre isto, seria apreciado.
Perth $220 eles usaram Motul Mineral, $41, não tenho problemas com isso. Usei óleo mineral apenas por 12 anos sem problemas na minha última suzuki. No entanto, eu mesmo o troquei a cada 3000k e não no intervalo recomendado de 6000k. Essa moto SVS1000, e a GSXS não atingem um bilhão de RPM, todos os mecânicos com quem falei dizem que um bom mineral é bom. Se você tiver uma linha vermelha de 13 ou 14 ou 15000 rpm e estiver atingindo-a o dia todo, todos os dias, totalmente sintético é provavelmente o caminho a seguir. Não tenho muito tempo disponível para andar na rua, mas faço 600-700k's por mês na pista, para muito trabalho em alta rotação. Estarei mudando para totalmente sintético a 3000k, ainda o trocarei a cada 3000k. Porquê? porque quase sempre mantenho minhas motos por 10 anos +.

#20 ·
Perth $220, eles usaram Motul Mineral, $41, não tenho problemas com isso. Usei óleo mineral por 12 anos sem problemas na minha última Suzuki. No entanto, troquei-o eu mesmo a cada 3000 km e não no intervalo recomendado de 6000 km. Essa moto SVS1000 e a GSXS não atingem um bilhão de RPM, todos os mecânicos com quem falei dizem que um bom mineral é bom. Se você tiver uma linha vermelha de 13 ou 14 ou 15000 rpm e estiver atingindo-a o dia todo, todos os dias, totalmente sintético é provavelmente o caminho a seguir. Não tenho muito tempo disponível para andar na rua, mas faço 600-700 km por mês na pista, para muito trabalho em alta rotação. Estarei mudando para totalmente sintético a 3000 km, ainda o trocarei a cada 3000 km. Por quê? Porque quase sempre mantenho minhas motos por 10 anos +
Eu também troco o óleo após 3000 km entre as revisões e, desde então, joguei fora o óleo que foi colocado na revisão. Troquei por semi-sintético 10w-40, a moto está muito mais silenciosa na partida e parece mais suave nas marchas. Sou um motociclista de fim de semana (agora), mas fiz isso nas minhas últimas motos

#22 ·
Acabei de reservar a minha na Savage para os 1000 quando voltar do trabalho. $215, tenho quase a certeza que foi o valor acordado quando comprei a mota.

Não sou crítico, mas até agora uma máquina fantástica... pena estar no trabalho e não poder andar na *******!

Alguém já tem um manual de manutenção eletrónico para a GSXS?

#23 ·
Eu só confio no Dave da BNH motorcycles com a minha manutenção, etc. É só ele, então não há aprendizes a trabalhar na mota. Tenho-o a instalar um quick shifter para mim esta semana, por isso estou super entusiasmado. Se estiver na área de Sydney/Parramatta, procure-o.

#24 ·
Levei a minha F para a revisão dos 1000 km na última sexta-feira. O gerente de serviço da concessionária Suzuki me disse que eles substituíram o óleo (que era um óleo mineral) novamente por óleo mineral e que ele só deveria ser trocado por óleo semi-sintético aos 10.000 km, pois aparentemente é o tempo que leva para amaciar totalmente o motor. E então, para totalmente sintético em um estágio posterior. Ele indicou que eles tinham feito um curso com a Suzuki que também tratava especificamente do óleo, e que houve alguns casos relatados à Suzuki em que as motos (GSXR's) estavam fumando prematuramente e os caras afirmavam que seguiram o amaciamento conforme sugerido no manual.

#25 ·
Levei a minha F para a revisão dos 1000 km na sexta-feira passada. O gerente de serviço na concessionária Suzuki me disse que eles substituíram o óleo (que era um óleo mineral) novamente por óleo mineral e que ele só deve ser trocado por óleo semi-sintético aos 10.000 km, pois aparentemente é o tempo que leva para amaciar totalmente o motor. E então para totalmente sintético em um estágio posterior. Ele indicou que eles estiveram em um curso com a Suzuki que também tratava especificamente do óleo, e que houve alguns casos relatados à Suzuki em que as motos (GSXR's) estavam fumando prematuramente e os caras alegaram que seguiram a amaciamento conforme sugerido no manual.
Apenas uma opinião, mas acho que os procedimentos de amaciamento de fábrica "mimam" demais o motor.

#27 ·
Eu sei que este é um tópico antigo, mas pensei em apenas adicionar algumas observações. Minha bicicleta acabou de ultrapassar 6000 km e a troca de óleo anterior foi feita pelo revendedor a 1000 km.

Principalmente por curiosidade em relação à aparência do óleo, fiz uma troca de óleo e filtro ontem - 5000 km após a primeira. De uma inspeção puramente visual, parecia relativamente livre de sinais de desgaste, mas era um marrom muito mais escuro do que eu esperava. Como leva um pouco para os anéis assentarem totalmente, pergunto-me se houve mais contaminação por blow-by de combustão do que se poderia esperar mais tarde. Ah, e encontrei uma lasca de tinta branca com cerca de 4 mm de comprimento sentada na rosca do cárter, claramente do interior do motor. Não tenho ideia de onde veio!

Tudo bastante subjetivo - se eu não estivesse aposentado, poderia ter colocado uma amostra no analisador de espectro de óleo no trabalho! Para que conste, usei Motul 5100 10W-40, que foi o óleo de escolha nas minhas 2 bicicletas anteriores.

#31 ·
A escuridão de um óleo não significa nada no que nos diz respeito. Muitos deles ficam mais escuros depois de aquecerem devido aos aditivos que contêm.

Poderia encontrar um óleo que ficou 100% preto, e ainda está totalmente ok para usar. Agora, obviamente, o escurecimento pode significar contaminantes. A minha carrinha de trabalho, com 300.000 milhas, faz isso, mas num motor novo, não se preocupe. O preto não é nada.

#33 · (Edited)
Todos os óleos de marcas líderes são ótimos. Se você usar apenas a Marca A por 50.000 milhas, seu motor não estará em melhor ou pior estado do que se você tivesse usado a Marca B, C ou D. Honestamente, há pouca diferença entre eles. Eu compro o que está em promoção.

#34 ·
Todos os óleos das marcas líderes são ótimos. Se você usar apenas a Marca A líder por 50.000 milhas, seu motor não estará em melhor ou pior estado do que se você tivesse usado a Marca B, C ou D líder. Honestamente, muito pouca diferença entre eles. Eu compro o que está em promoção.
Geralmente verdade, desde que o óleo seja sintético.

#36 ·
Houve um estudo que eu vi onde diferentes óleos foram usados em táxis de Nova York ao longo de alguns anos e algumas dezenas de táxis (MUITAS milhas)... Se bem me lembro, os motores desgastavam-se exatamente da mesma forma, independentemente da marca e tipo de óleo.

A conclusão foi que, se você trocar o óleo no prazo, qualquer óleo com a viscosidade certa funciona da mesma forma (sintético ou convencional). Dito isso, o sintético permite que você vá mais tempo entre as trocas.

#37 ·
Houve um estudo que vi onde diferentes óleos foram usados em táxis de Nova York ao longo de alguns anos e algumas dezenas de táxis (MUITAS milhas)... Se bem me lembro, os motores todos desgastaram exatamente da mesma forma, independentemente da marca e tipo de óleo.

A conclusão foi que se você trocar o óleo no prazo, qualquer óleo com a viscosidade certa funciona da mesma forma (sintético ou convencional). Dito isso, o sintético permite que você vá mais tempo entre as trocas.
Exatamente... a diferença de preço vale a pena, porque você pode estender os intervalos de troca de óleo

Eu acho que uma moto de $10.000 merece sintético :)

#38 ·
IMO mineral ou sintético faria o mesmo na maioria dos casos com motos mais antigas e a maioria dos carros, mas optei por full synth para esta moto apenas pela alta temperatura em que ela opera e alguns passeios que fazemos quando está acima de 40°C, então acho que o full synth aguentaria melhor, pois foi projetado para isso

#39 ·
Na minha opinião, o mineral ou o sintético fariam o mesmo na maioria dos casos com motos e carros mais antigos, mas optei pelo sintético total para esta moto apenas pela alta temperatura em que ela funciona e por alguns passeios que fazemos quando está acima de 40°C, então acho que o sintético total aguentaria melhor, pois foi projetado para isso
Concordo. O sintético total sempre vai aguentar melhor.